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Compre sua loja já pronta adquirindo o ponto comercial já existente.



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Loja Pronta - Ponto Comercial

 

Aquisição de um ponto comercial é uma solução com retorno mais rápido, mas requer uma serie de cuidados a ser seguido:

Infraestrutura atual do ponto comercial

Fazer uma vistoria no ponto comercial como estão as condições da loja observando que esteja tudo limpo e com paredes pintadas. Veja se há vazamentos, encanamentos e infiltrações dão muita dor de cabeça.

O sistema elétrico deve ter uma vistoria mais completa se possível com a ajuda profissional.

Muitas vezes, gasta-se mais com reformas do que com a compra de um ponto comercial, ou seja, sai mais barato investir em um imóvel com um valor mais alto que não precise de reformas. Mais cedo ou mais tarde serão necessárias manutenções, mas comprar um imóvel que precise de reformas gerais não é vantajoso.

Para implantar um negócio com layout próprio se faz necessárias reformas para adequação, portanto, escolha um ponto comercial que será ideal para a adequação.

Aspectos contábeis do ponto comercial

Outros cuidados que devem ser tomados ao comprar um ponto comercial são de esfera contábil. Quando um empresário adquire um fundo de comércio, adquire também vitrine, máquinas e estoques.

Dependendo da forma de contrato, mesmo se o empresário optar por não levar um ativo ou outro do fundo de comércio, o novo adquire assume as dívidas dos ativos desse fundo de comércio, sendo que a responsabilidade é solidária, ou seja, o antigo dono também assume parte da obrigação. Portanto, é necessário verificar qual a situação contábil do ponto comercial, verificando quais as dívidas em aberto.

A lei entende que a atividade empresarial continuará a ser explorada e, por isso, o novo adquirente é responsável também pelas obrigações geradas pelo estabelecimento.

É um risco adquirir um ponto comercial, então a compra do ponto comercial só deve ir em frente se houver total confiança no antigo dono do ponto.

Muitas vezes, as obrigações com o novo empreendimento são tantas, que o empresário acaba esquecendo-se de verificar a atual situação do ponto comercial.

Portanto, procure na Prefeitura qual a situação do Alvará de funcionamento do ponto comercial e descubra também se o ponto comercial não tem impedimento quanto a transferências: o imóvel não poderá ser transferido se estiver em prazo de locação. Levante o cadastro da empresa e certifique-se o mesmo está ativo e se existe pendências.

Verifique também pendências junto a Receita Federal do Estado, Receita Federal, Prefeitura local, Receita Previdenciária, FGTS, Cartórios, Justiça do Trabalho e Justiça de Causas Comerciais. Sempre exija um contrato de compra e venda do ponto comercial, com todos os direitos e deveres do novo adquirente, com todas as condições de pagamento e condições gerais do ponto comercial e imóvel.

Exija também nota fiscal de compra e venda dos estoques e imobilizados (máquinas, equipamentos, móveis e outros) para legalizar a situação da operação na contabilidade da nova empresa.

Aspectos mercadológicos do ponto comercial

Outros aspectos que devem ser considerados na avaliação do seu ponto comercial são aspectos mercadológicos. Aspectos como o potencial da área para atrair o público-alvo, fluxo de pessoas e volume de negócios.

Analise também se o ponto comercial está localizado em uma área de bom acesso ao mercado consumidor. Por exemplo, se há um bom número de estacionamentos.

A não existência de barreiras urbanas também é importante e significa que os consumidores passarão de um lado para outro sem impedimentos. Esse aspecto é observado em uma avenida comercial, em que os consumidores visitam as lojas sem impedimento, e as avenidas comerciais se tornam ideais quando há estacionamentos por perto.

Há empresários que realizam pesquisas aprofundadas avaliando aspectos de urbanização, infraestrutura local, renda per capita da população e capacidade da localização em conseguir novos negócios para a empresa.

Há no mercado consultores que realizam pesquisas determinando quais utilizando técnicas de Geoprocessamento. Esses estudos localizam regiões com bom potencial para abertura de novos negócios.

Claro que estudar só aspectos demográficos não basta, é necessário para uma pesquisa bem realizada também estudos quanto ao perfil consumidor e suas tendências.

Algumas empresas ainda têm a estratégia de fugir da concorrência, não sabendo elas que esta estratégia não é a mais viável. Na hora de procurar uma localização de ponto comercial, procure aqueles pontos que estão situados em áreas com ruas que concentram negócios de um mesmo ramo.

Outros cuidados igualmente importantes na escolha de um ponto comercial é o preço do aluguel que é uma questão de gestão de custos para a empresa, pois se trata de um imóvel comercial. Estude a vizinhança, sempre relate quais os estabelecimentos que serão vizinhos do ponto comercial, os melhores “vizinhos” são caixas eletrônicos, postos de gasolina e outros. Dependerá também do tipo de comércio ou estabelecimento de negócio para estabelecer o que seria uma boa vizinhança.

Visibilidade e poluição visual de um ponto comercial

Muitas vezes o ponto comercial está localizado em um local em que há tantos outros comércios com suas faixas, placas e luminosos, que os consumidores veem todos os estabelecimentos e ao mesmo tempo não veem nenhum, por isso, as vezes, é sinônimo de estratégia um ponto comercial ficar mais destacado de outros pontos.

Se o ponto comercial escolhido estiver em um shopping, os cuidados para tomar com a sua compra são peculiares, como:

  • ponto comercial em um shopping tem um prazo determinado para abrir, portanto este prazo deve combinar com a época em que foi comprado, esteja alerta a prazos.
  • Para ter um ponto comercial no shopping, os lojistas devem pagar uma taxa para administração: certifique-se que o ponto comercial não tem taxas pendentes.
  • Antes de optar por um ponto comercial nos shoppings pesquise preços, pois os estabelecimentos de shoppings costumam ser mais valorizados.
  • Avalie também se o ponto comercial no shopping está localizado em um local estratégico para as vendas, considerando princípios de marketing.
  • No shopping há a situação de “luvas”, que é quando o locador loca o fundo de comércio e exige um valor inicial denominado “luvas” que dá direito a continuidade do negócio por um período de 5 anos.É necessário analisar a procedência legal das luvas, pois há situação em que a cobrança das luvas é ilegal como para renovação de contrato e como motivo de valorização do ponto, sendo assim, a cobrança de luvas só é legal quando há transferência de locação.

O que se transfere é o fundo de comércio e não o ponto comercial. O ponto só é considerado comercial quando o empresário está estabelecido no local e começa a ser visualizado e os consumidores ou clientes começam a consumir e frequentar o estabelecimento.

Para comprar ou locar um ponto comercial tome cuidados com aspectos estruturais como se certificar se o ponto não está em local com riscos naturais como inundações, enchentes e também problemas sociais como criminalidade.

Vimos então que os cuidados na compra de um ponto comercial envolvem vários aspectos como localização, condições legais, condições tributárias e outros fatores que os empresários devem estar atentos antes de optar por um ponto comercial.

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