Clique atendimento On line Criarte!



gondola para papelaria

Preguntas generales sobre el CMS



Como montar uma papelaria PDF Imprimir E-mail
Lojas de sucesso - gondola para papelaria

Para quem pretende saber como montar uma papelaria ou adquirir uma franquia, e não sabe por onde começar, deve primeiramente fazer um bom planejamento. Ele é a chave que abre a porta do sucesso ao abrir o próprio negócio.

O ramo desta atividade já é bem explorado no mercado e o negócio existe no país há várias décadas. A novidade é que com o passar do tempo, novos produtos foram sendo agregados ao negócio, como os de informática, por exemplo.

Para evitar que as papelarias obtivessem lucro apenas em certas épocas, como as que se aproximam da volta às aulas, os empreendedores começaram a ofertar mais produtos, atendendo também empresas e escritórios.

Montar uma papelaria ou outro tipo de negócio exige planejamento. Quanto mais você planejar maior será sua chance de sucesso.

A escolha da localização para montar a papelaria

A escolha do local é muito importante, pois além de ser estratégico, ainda pode ditar qual será o estoque necessário, que vai ser de acordo com as mercadorias direcionadas para estes compradores.

Gondola para papelariaO ideal é montar uma papelaria próxima ao publico alvo, que são escolas, faculdades, fóruns e escritórios.

Dar especial atenção a estes consumidores é muito importante também, porque eles se tornarão fregueses, faça entregas, promoções diversas, e dê prazo para os pagamentos, observando claro uma política de crédito pré estabelecida. Sempre pense em como você pode melhor atender estes clientes.

É indicado visitar algumas papelarias e “trocar idéias” com outros empreendedores para ter uma melhor noção do negocio. Para quebrar a resistência é importante conversar com donos de papelarias de outras regiões não atendidas pela papelaria que você pretende montar.

Compondo o estoque da papelaria

Fazer uma pesquisa de mercado para se interar de quais produtos tem maior aceitação e são vendidos com mais facilidade também é uma boa estratégia para ter boa rotatividade, menor necessidade de capital, e não ficar a mercê de modismo, ou seja, comprar muitas mercadorias que logo podem sair de moda e encalhar no estoque, como materiais temáticos e papéis decorados.

Comece com o mínimo de produtos até conhecer sua necessidade real de estoque. Inicialmente você pode comprar: papéis sulfite, estojos variados, durex, fitas adesivas, envelopes, canetas de cores diversas, fichários, borrachas, lápis, lápis para desenho e lápis para colorir, tintas, pincéis, vários tipos e tamanhos de cadernos,  mochilas,  cola, canetinhas,  tesouras, apontadores, estiletes, e papéis como cartolina, crepom, laminado, etc. Uma boa sugestão é ir anotando em um caderno todos os produtos com procura e que você não tem, assim pode fazer uma estimativa do que deve pedir e a quantidade para as próximas compras.

Estrutura da papelaria

A estrutura da sua papelaria vai variar de acordo com o porte do estabelecimento, mas se for algo mediano, o ideal seria escolher um local arejado que de para o cliente e os funcionários transitarem com tranquilidade, cerca de uns 20m². Para montar a papelaria você precisará ter estantes, balcões, expositores, máquina copiadora (xerox), computadores, telefone, fax, caixa etc.

Pessoal necessário

Para um estabelecimento pequeno dois funcionários e o dono, mas lembrando que em certas épocas do ano o movimento pode aumentar e você vai precisar de mais funcionários.

Investimento inicial

O valor do investimento inicial também vai depender do tamanho da papelaria que você vai montar, mas para montar uma papelaria pequena esse valor será em torno de R$40.000,00, e R$150.000,00, para uma loja de porte mediano. Um dado interessante e que as papelarias de pequeno porte estão em uma linha de atuação de risco médio, enquanto que uma loja grande tem risco bem maior.

A maioria dos negócios que acabam de abrir suas portas, não conseguem prazo com os fornecedores, pois ainda são empresas novas. Mesmo assim, ao vender, o empreendedor muitas vezes tem que parcelar suas vendas no cartão de crédito ou mesmo conceder prazo no cheque, o que faz com que aumente a necessidade de capital de giro para tocar a empresa. Dito isto é muito importante já prever esta necessidade de capital de giro no planejamento da papelaria.

 

Para conseguir um melhor resultado recorra a ajuda de um especialista.

Envie-nos um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

ou ligue para um dos telefones abaixo:

(11)3717-3542-SP./(21)3942-3919-RJ.
(31)4042-6787-MG.

(27)99966-5595(whats app)-ES

(21) 97277-3677(whats app-RJ).